Terapia periodontal como adjuvante para o tratamento de gastrite provocada por Helicobacter pylori
Abstract
São cinco os principais objetivos da presente revisão narrativa: avaliar a eficácia da terapia periodontal como tratamento adjuvante da gastrite provocada por Helicobacter pylori quando comparada com a terapia antibiótica sistémica convencional, estabelecer uma associação entre a presença de H. pylori na cavidade oral e no estômago em pacientes com gastrite, descrever de que modo a cavidade oral serve de reservatório deste microrganismo, o efeito da higiene oral e condição periodontal no estômago e expor os meios de transmissão e a importância do diagnóstico.
A Helicobacter pylori é uma bactéria gram-negativa que afeta metade da população mundial e está associada ao desenvolvimento de patologias gástricas como a gastrite, úlcera péptica, neoplasia gástrica e linfoma de MALT (tecido linfoide associado à mucosa).
A bactéria pode alojar-se na cavidade oral, mais concretamente na saliva, placa bacteriana e bolsas periodontais, servindo assim a cavidade oral com um potencial foco de reinfeção após o tratamento antimicrobiano.
As estratégias de erradicação desta infeção baseiam-se em terapias antimicrobianas sistémicas, que apresentam limitações devido ao aumento da resistência a antibióticos e à possibilidade de reinfeção após o tratamento através da cavidade oral, uma vez que os antibióticos não são eficazes na erradicação da bactéria na cavidade oral.
Nesta perspetiva, é relevante que se proceda à eliminação do microrganismo da cavidade oral através da terapia periodontal, de modo a prevenir que se reinicie o processo infecioso.
A literatura científica refere que a terapia periodontal juntamente com a terapia antibiótica tem apresentado taxas de erradicação superiores, quando comparado com a terapia antibiótica sozinha.
No entanto, são necessários mais estudos de controlo randomizado para comprovar eficácia da terapia periodontal como tratamento adjuvante da gastrite provocada por H. pylori.
Para a elaboração da revisão bibliográfica narrativa, foi feita uma pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed, Sciencedirect, Scielo e Wiley. A plataforma científica Research