Benefícios do Vinho Tinto na Prevenção da Doença Cárie- Polifenóis
Resumo
As alternativas naturais aos mais diversos produtos têm tido um foco de interesse cada vez mais relevante. Com os conhecimentos atuais sabe-se que químicos, como a clorexidina, têm um espectro de ação muito amplo destruindo também a flora benéfica oral.
Os polifenóis são um produto natural que resulta de um metabolismo secundário de plantas e que tem vindo a ser falado pelos seus potenciais: anti-bacterianos, anti-placa, anti-inflamatório e remineralizante de esmalte dentário.
Por este motivo foi feita uma revisão bibliográfica nos motores de pesquisa Pubmed ScienceDirect e Googleacadémico limitando as datas desde 2007 até à atualidade, para descobrir todos os potenciais dos polifenóis encontrados no vinho tinto e em extratos de grainha de uva.
Concluiu-se que os polifenóis encontrados nestes dois compostos tiveram um efeito bactericida e que tinham um resultado positivo como coadjuvantes do flúor, aumentando a sua permanência na cavidade oral e potenciando a sua ação. Mais estudos terão de ser realizados para comprovar a eficácia destes compostos, embora, os polifenois pareçam realmente ser uma opção viável e que poderá, eventualmente, vir a substituir ou reduzir a utilização dos químicos na medicina dentária.