Implantologia e Reabilitação Oral
Resumo
Parâmetros estéticos devem ser respeitados para a confecção de próteses fixas totais implanto-suportadas, e vários fatores relacionados com o desenho dessas próteses podem influenciar na complexidade de higienização bucal. Cada caso necessita de ser analisado especificamente. Para evitar falhas estéticas, a quantidade de osso remanecente e/ou a quantidade de resina da cor da gengiva podem ser trabalhadas. O paciente deve ser orientado a respeito dos métodos de higiene, e se deve fazer um acompanhamento regular da situação das próteses e dos implantes.
Objetivos: Rever os estudos existentes com foco nas próteses fixas totais implanto-suportadas determinando os parâmetros estéticos a serem seguidos para a confecção das mesmas, verificar as formas de higienização presentes na literatura atual, e compreender como o processo de confecção influencia na estética e na higiene.
Material e Métodos: Revisão narrativa da literatura através de bases de dados online. Primeiramente foi realizada uma busca das palavras-chave no site da PubMed, da EbsCohost, e do Google Scholar. Na segunda etapa, os artigos foram selecionados com base nos critérios de inclusão: adequação ao tema pesquisado, estar disponível em Português ou Inglês. Todos os artigos pré-selecionados passaram por uma análise de seus títulos e resumos e posteriormente foram lidos na integra para verificação da adequação ao tema. Foi também utilizado um livro com o mesmo tema.
Conclusões: O design da prótese e o material utilizado interfere tanto na estética quanto na manutenção da higiene bucal. Parâmetros estéticos devem ser seguidos para a confecção das PFTIS para alcançar um resultado harmônico. Posição das BIICS, LM, tamanho e proporção dos dentes, posicionamento dos dentes, linha de sorriso e exposição gengival, e suporte labial foram os fatores apresentados neste trabalho. A higienização das PFTIS é da responsabilidade do paciente, mas o médico dentista deve instruí-lo, demonstrando os métodos disponíveis no mercado específicos para cada situação, além de fazer o acompanhamento do paciente e o controlo periódico do biofilme protético e da perda óssea peri-implantar.