Uso Clínico da Tecnologia Piezosurgery® na Medicina Dentária
Abstract
A piezocirurgia é uma técnica cirúrgica desenvolvida por Tomaso Vercellotti, exposta em 2003, na área da cirurgia oral.
Esta tecnologia veio revolucionar as mais diversas áreas da Medicina Dentária, tais como a implantologia, periodontologia, endodontia, ortodontia e cirurgia oral. Além de ser uma técnica segura e de fácil execução, é bastante precisa, pois tem a capacidade de realizar cortes micrométricos.
O aparelho piezocirúrgico utiliza um intervalo de frequências ultrassónicas específico, conferindo algumas vantagens significativas em relação aos métodos convencionais utilizados na cirurgia oral, pois permite cortar apenas os tecidos mineralizados e preservar os tecidos moles adjacentes.
A vibração ultrassónica promove um efeito de cavitação que é potencializado pelo spray de soro fisiológico, utilizado para irrigação e arrefecimento da região da incisão óssea. Assim, obtém-se um campo cirúrgico livre de sangue, de fácil visualização, sem o risco de necrose óssea por aquecimento.
A recuperação do paciente tende a ser mais rápida após uma cirurgia piezoelétrica, pois a regeneração óssea é acelerada e a ausência de aquecimento diminui a possibilidade de ocorrerem edemas, gerando um menor desconforto pós-operatório.