Elevação de Margem Profunda
Resumo
A exposição de margens cervicais profundas representa um grau de dificuldade elevado aquando da preparação da cavidade, do isolamento com dique de borracha e obtenção de um campo operatório livre de humidade durante os procedimentos adesivos. Desta forma, na presença de cavidades interproximais profundas, é essencial para o sucesso clínico controlar estas etapas operatórias e obter integração marginal. De forma a tornar estes casos menos suscetíveis ao insucesso, a aplicação de uma resina composta com a finalidade de elevar a margem profunda destas cavidades, facilita a aplicação de um dique de borracha, assegurando assim um controlo dos fluídos orais, reduzindo a probabilidade e intensidade dos efeitos negativos da contração de polimerização e permitindo uma impressão mais fácil das margens supragengivais.
O objetivo desta revisão narrativa é o de sumarizar a literatura científica existente em relação à técnica de elevação da margem profunda de forma a clarificar o seu protocolo e quais os fatores que influenciam o sucesso e longevidade da mesma.
A pesquisa eletrónica foi efetuada através das bases de dados cientíticas Pubmed e EbscoHost. Não foram impostas limitações temporais ou linguísticas. De um total de 247 artigos disponíveis, foram selecionados 33 para esta revisão narrativa.
Em suma, o uso dos materiais adequados e respeito pelo protocolo de aplicação em condições de isolamento absoluto, revela esta técnica como sendo essencial no tratamento de dentes extensamente destruídos. Para suportar a evidência científica in vitro e os resultados obtidos em casos clínicos documentados, são absolutamente necessários ensaios clínicos randomizados para que, desta forma, seja estudada a influência desta técnica na longevidade das restaurações e na saúde periodontal