EndiGuide: Uma Nova Abordagem na Microcirurgia Aplical
Resumo
Alguns dentes, pela sua localização ou devido às espessura da placa óssea vestibular espessa, são um desafio em cirurgia endodôntica. Ainda que seja elevada a taxa de sucesso da microcirurgia endodôntica, existem cenários anatomicamente mais complexos que podem, em certas situações, dificultar a cirurgia endodôntica, não obstante os avanços cirúrgicos que se tem verificado nesta área.
A utilização, em cirurgia endodôntica, de um modelo cirúrgico guiado por CAD / CAM permite a realização da osteotomia guiada e do direcionamento preciso ao ápice. Este tipo de abordagem é especialmente útil na realização da cirurgia endodôntica em dentes com estruturas anatómicas problemáticas, implicando assim uma menor morbilidade para o paciente.
Dessa forma, torna-se possível o controle rigoroso de profundidade, diâmetro, e angulação da osteotomia e da quantidade de ressecção de raiz necessária. A utilização de uma técnica de cirurgia guiada permite uma abordagem mais precisa em áreas de anatomia complexa, aumentando a taxa de sucesso do tratamento, facilitando o procedimento cirúrgico e diminuindo o tempo de pós-operatório para o paciente.