Manipulação dos tecidos moles peri-implantares ao nivel antero-superior ,"extração de dente atraumático
Resumo
O tratamento dos tecidos moles é fundamental para o sucesso da substituição dos dentes anteriores com implantes. A aparência do tecido mole peri-implantar deve simular e coincidir com a estética periodontal natural.
No resultado estético ideal, os tecidos moles peri-implantares misturam-se imperceptivelmente com os tecidos moles periodontais circundantes da dentição natural e imitam-nos. Alcançar esse objetivo requer uma compreensão da anatomia periodontal e peri-implantar e uma apreciação dos fatores que influenciam o contorno dos tecidos moles ao redor dos dentes e restaurações de implantes dentários. No caso de contornos deficientes, pode requerer procedimentos de aumento de tecido mole para reconstruir ou melhorar a estrutura e o volume ausentes.
Este trabalho descreve a estética dos tecidos moles, o tratamento dos tecidos moles e as estratégias cirúrgicas para melhorar a previsibilidade estética dos implantes no sector estético anterior.
Conhecer os principais aspetos da biologia peri-implantar. Conhecer o leito adequado para o peri-implante e a importância do volume dos tecidos. Estudar os procedimentos, cirúrgicos e não cirúrgicos, para obter uma estética adequada nos nossos tratamentos com implantes dentários.
Conclusões: a ciência clínica tem evoluído ao ponto de que a colocação de implantes dentários e sua restauração requer conhecimento suficiente em várias disciplinas da medicina dentária. A estética peri-implantar pode ser melhorada através de modificações com técnicas cirúrgicas ou não cirúrgicas. O sucesso da manipulação de tecidos moles depende principalmente da cuidadosa seleção do paciente, diagnóstico preciso e planeamento adequado.