Abordagem Cirúrgica de Caninos Maxilares Inclusos
Resumo
Uma das prioridades básicas da equipa de trabalho interdisciplinar é direcionar os seus esforços para a conservação dos caninos na arcada, já que são dentes que podem originar muitos problemas, representam um papel fundamental na estética dentária, harmonia facial, desenvolvimento da arcada dentária e oclusão funcional, podendo a sua ausência na arcada dentária comprometer a estabilidade dentária.
Os caninos inclusos devem ser diagnosticados por meio de uma avaliação clínica e radiográfica completa, determinando as possíveis complicações associadas e as diferentes opções de tratamento individualizadas para cada caso. Com a técnica cirúrgica adequada, os caninos superiores inclusos podem erupcionar e ser guiados para uma posição adequada na arcada dentária ou podem ser removidos sem causar danos às estruturas e tecidos que os rodeiam.
A não erupção dos caninos superiores pode provocar reabsorções radiculares dos incisivos laterais, perdas ósseas, recessões gengivais, quistos, e outros. É por isso fundamental que o Médico Dentista esteja sensibilizado para esta condição, tanto para o diagnóstico precoce como para a utilização de técnicas adequadas a cada caso para obter sucesso clínico.