Manifestações orais em pacientes portadores de Diabetes Mellitus
Abstract
A diabetes mellitus (DM) é uma doença grave e crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue efetivamente usar a insulina que produz. Acredita-se que devido ao aumento da suscetibilidade do organismo à infeção provocada pela DM, esta torna-se um fator de risco para doenças orais como a cárie, alteração do fluxo salivar, comprometimento do paladar, candidíase oral, doença periodontal, entre outras.
Objetivos: Explorar a natureza da associação entre saúde oral e DM através de uma revisão bibliográfica das manifestações orais com foco em cárie, alteração do fluxo salivar, candidíase oral e doença periodontal em doentes portadores da DM com intuito de fornecer uma visão abrangente aos profissionais de saúde.
Materiais e métodos: A revisão bibliográfica foi realizada em motores de busca (PubMed, Scopus e Web Science) em abril de 2019. As palavras-chave utilizadas para busca foram: "Diabetes mellitus", "Oral health", “Oral manifestation”. A metodologia envolveu critérios de inclusão e exclusão e um processo de revisão rápida e simplificada.
Estado atual do tema: A partir dos estudos analisados foi estruturado em tópicos, as informações sobre a DM, saúde oral, manifestações orais como a cárie, alteração do fluxo salivar, candidíase oral e periodontite.
Conclusão: A DM não controlada pode apresentar um risco para a saúde oral dos indivíduos, como também a doença periodontal pode mostrar-se como uma ameaça para a DM. A otimização do controlo metabólico dos doentes com DM deve seguir um plano abrangente que envolva uma estreita colaboração entre profissionais de saúde.