Utilização de tecnologia de impressão 3D na produção das próteses removíveis
Abstract
A reabilitação oral é uma área da medicina dentária cujo objetivo principal é devolver ao paciente a função mastigatória conjuntamente com a estética.
Hoje em dia, o médico tem várias opções na escolha do tratamento de cada paciente, podendo criar um plano individual e o mais eficiente possível. Com o desenvolvimento das tecnologias a medicina também avança, permitindo melhorar o protocolo de tratamento e prestar mais atenção a todos os detalhes. Grande parte dos pacientes em medicina dentária têm dentes perdidos que precisam de ser substituídos e têm contra-indicações para a reabilitação com implantes dentários. Nestes casos a restauração dos dentes perdidos pelas próteses dentárias é uma solução rápida e eficiente de recuperar a função mastigatória do paciente e manter o osso alveolar. Assim uma pessoa não só restaura os dentes, mas também tem um aumento de auto-estima e melhora a fonética.
A tecnologia CAD/CAM já se destacou em muitas áreas da medicina dentária, em particular, nas próteses removíveis. Portanto, as tecnologias 3D são uma boa alternativa na produção das próteses, além de torná-las mais acessíveis. As tecnologias de futuro continuam a evoluir e serão mais amplamente utilizadas em próteses removíveis e outras áreas da medicina dentária.
Uma das vantagens, é que a impressão 3D oferece na sua aplicação médica, a capacidade de permitir a personalização de produtos e equipamentos médicos, a custos relativamente baixos e a sua produção de forma relativamente rápida. Portanto, a impressão 3D é ideal para fazer itens únicos com preços acessíveis.