Fibrina Rica em Plaquetas: Efeitos Biológicos e Aplicações Clínicas em Medicina Dentária
Abstract
A fibrina rica em plaquetas-PRF é um concentrado plaquetário de 2ª geração introduzido por Choukroun em 2001, mas é a partir de 2006 que a Medicina Dentária explora a sua utilização em muitas das suas vertentes.
É uma matriz definida como um concentrado de plaquetas contido numa membrana de fibrina com alto potencial regenerativo. Contêm células do hospedeiro, uma matriz de fibrina tridimensional e uma importante fonte de fatores de crescimento que são libertados durante um longo periodo de tempo. São estas características que lhe atribuiem a capacidade de melhorar e acelerar os processos de cicatrização tanto nos tecidos duros como nos tecidos moles, de promover a proliferação e migração celular e a angiogénese.
Este trabalho tem como objectivo principal apresentar uma revisão narrativa sobre o PRF, explicando os seus efeitos biológicos e as suas diferentes aplicações na Medicina Dentária.
Materiais e Métodos: Para a realização desta revisão foi feita uma pesquisa bibliográfica com recurso à base de dados PubMed até Março de 2019 com as seguintes palavras-chave; “PRF and bone”, “PRF and soft tissue”, “(Platelet-rich fibrin or PRF) and dentistry”.
Conclusão: Devido à sua natureza autóloga, o PRF é altamente biocompatível, fácil de manusear e com custos muito acessíveis, daí a sua aplicação na Medicina Dentária ser cada vez mais abrangente e com benefícios comprovados. O PRF pode ser de facto uma opção de relevante interesse clínico. São necessários mais estudos clínicos e histológicos para apoiarem cientificamente os seus benefícios.