Saúde Mental e Perdas de Produtividade: Avaliação e Impacto do Stress Pós-traumático
Resumen
O Work Productivity and Activity Impairment Questionnaire – General Health (WPAI-GH) foi criado o visando a uma avaliação quantitativa relatada pelo trabalhador de absenteísmo, presentismo, perda total de produtividade e atividades de tempos livres, relacionada à Saúde em geral. Várias versões deste questionário, foram criadas para problemas de saúde específicos, porém, ainda não existia uma versão específica voltada para os efeitos de produtividade nos problemas de saúde mental. Assim, a primeira parte deste estudo é dedicada ao desenvolvimento de uma versão do WPAI, para saúde mental, Work Productivity and Activity Impairment Questionnaire – Mental Health (WPAI-GH). Já a Segunda parte, pretende explorar melhor os efeitos da Perturbação de Stress Pós-Traumático (PTSD) na produtividade dos trabalhadores e calcular os custos financeiros estimados derivados dessa condição.
O protocolo foi aplicado a 386 trabalhadores, onde 75 dos indivíduos com PTSD e 167 sem PTSD, sendo que no total das duas investigações utilizaram-se: a IES-6, WPAI-GH e MH, COPSOQ e ICG, consentimento informado e questionário sociodemográfico.
Deste modo, a versão final do WPAI-MH apresenta validade convergente, estatisticamente significativa. Dando origem um questionário para avaliar o comprometimento causado na Produtividade dos indivíduos, devido a questões/problemas relacionados aos trabalhadores Saúde mental. Além disso, com o segundo estudo, conclui-se que existe um impacto muito elevado da PTSD na produtividade dos indivíduos. Portanto, verificou-se que existe uma grande relação entre a perda de produtividade e a PTSD, e quanto maiores os sintomas, maior o comprometimento. Além disso, ao comparar indivíduos com e sem PTSD, observa-se que aqueles que tem PTSD apresentam maior perda total de produtividade.
Além disso, estima-se uma perda de cerca de mil milhões de euros por ano, mais do que os indivíduos sem PTSD.