Estudo da versão portuguesa do Numerical Activities of Daily-living-financial (NADL-F), no contexto da perturbação neurocognitiva ligeira e majo
Abstract
O Numerical Activities of Daily-Living-Financial (NADL-F) é um novo teste para avaliar a capacidade financeira em contexto de envelhecimento cognitivo. O presente estudo tem como objetivo determinar as características psicométricas da versão portuguesa do NADL-F e identificar a relação da capacidade financeira com as diferentes variáveis sociodemográficas, clínicas e neuropsicológicas.
Metodologia: A amostra foi constituída por 16 participantes, organizados em dois grupos: Perturbação Neurocognitiva Ligeira (n=11) e Perturbação Neurocognitiva Major (n=5). A todos os participantes foram aplicados o NADL-F, o Addenbrooke’s Cognitive Examination, o INECO Frontal Screening, a Sub-prova da Aritmética da Wechsler Adult Intelligence Scale-III, o Instrumental Activities of Daily Living e a Geriatric Depression Scale.
Resultados: A versão portuguesa do NADL-F mostrou boa aceitabilidade, com dados ausentes abaixo de 10% e efeitos de teto e piso abaixo de 80%. Revelou uma consistência interna razoável (alfa de Chronbach=.791). Todos os domínios da escala correlacionaram-se significativamente com o valor total da prova e foram encontradas correlações interdomínios. Como complemento, foram obtidas correlações entre o NADL-F e as diferentes provas de avaliação neuropsicológica e variáveis sociodemográficas contínuas.
Conclusão: Este estudo da versão portuguesa do NADL-F revela características psicométricas promissoras para a avaliação específica da capacidade financeira no contexto da Perturbação Neurocognitiva Ligeira e Major.