Eficácia da intervenção baseada na terapia da dignidade em familiares cuidadores de doentes oncológicos em cuidados paliativos: estudo randomizado exploratório
Abstract
A doença oncológica apresenta grande impacto no doente e na família, acarretando sofrimento emocional e psicológico. Sendo a família um sistema, quando um elemento adoece todo o conjunto é atingido, gerando uma situação de crise. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção baseada na Terapia da Dignidade nos familiares cuidadores de doentes oncológicos em Cuidados Paliativos, ao nível da ansiedade, depressão e stress, e do luto antecipatório.
Metodologia: A amostra é constituída por 18 familiares cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos, divididos em GI (N=9) e GC(N=9). Foram realizadas duas avaliações, tendo-se utilizado a EADS e a ELA.
Resultados: Observou-se uma diminuição da ansiedade, depressão e stress, e do luto antecipatório pós-intervenção no GI. Verificou-se, também, uma aproximação ao familiar doente e facilitação da expressão e exteriorização emocional.
Conclusão: O presente estudo demonstra a eficácia da intervenção nos familiares, através da diminuição da sintomatologia emocional e do luto antecipatório.