Alterações Neurocognitivas em Crianças e Jovens Adultos com Cardiopatias Congénitas Revisão Sistemática da Literatura
Resumen
As cardiopatias congénitas (CC) são anomalias morfológicas do coração e resultam de um desenvolvimento anómalo do feto.1,2 Em regra, estas irregularidades cromossomáticas têm na sua etiologia fatores genéticos e ambientais.3
As CC provocam uma circulação sanguínea fetal irregular, essencialmente no que respeita à distribuição e/ou privação de oxigénio, condição que influencia o bom desenvolvimento cerebral, que poderão ser preditores de anomalias no desenvolvimento neurocognitivo a longo prazo.
Na literatura encontramos alguns consensos e convergências, no que respeita aos domínios neurocognitivos mais afetados pela existência de cardiopatia congénita. A linguagem, as capacidades visuoespaciais, as funções executivas, a atenção, a memória e as funções sensoriomotoras são os domínios cognitivos mais representados nos estudos avaliados e selecionados para este trabalho. 4,5,6,7,8
Procuramos neste estudo sistematizar o estado da arte sobre a relação entre cardiopatia congénita e alterações neurocognitivas, analisando as implicações desta patologia no desenvolvimento e identificando os domínios mais afetados e as limitações associadas.
Esta dissertação consiste na realização de um artigo para submissão e publicação subordinado ao tema: Alterações Neurocognitivas em Crianças e Jovens Adultos com Cardiopatias Congénitas.