Eficácia da tomografia computadorizada de feixe cónico na análise da perda óssea periimplantar
Resumen
O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar o potencial de diagnóstico da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico na deteção e mensuração de defeitos ósseos peri-implantares.
Foi realizada uma pesquisa eletrónica na base de dados de publicações científicas PUBMED utilizando os seguintes termos científicos: CBCT ou Cone Beam computed tomography; dental implant; peri-implant; bone loss; defects.
A pesquisa identificou 267 estudos, dos quais 18 foram considerados relevantes para este estudo. Estes estudos forneceram dados importantes levando em consideração a precisão da tomografia computadorizada de feixe cónico na deteção e medição de defeitos ósseos peri-implantares como fenestração, deiscência e circunferencial intra-ósseo.
Os estudos demostraram que as medições ósseas peri-implantares adjacentes à superfície do implante podem ser determinadas corretamente, assim como o diagnóstico de defeitos ósseos peri-implantares com discrepância em média menor de 1 mm da medida real do defeito.
A eficácia do CBCT nos cálculos geométricos ósseos e no diagnóstico de defeitos peri-implantares é influenciada por fatores como artefactos, tamanho do defeito, espessura da parede óssea, material do implante, ajuste dos parâmetros de aquisição e experiência do observador.
Um número não desprezivel de estudos comparou a radiografia intra-oral à CBCT na detecção de perda óssea peri-implantar. A CBCT mostrou-se claramente superior a radiografia intra-oral para a deteção de todos os defeitos ósseos peri-implantares, exceto para defeitos localizados na zona interproximal.