Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde Oral da Pessoa Idosa
Voir/ Ouvrir
Date
2020Auteur
Leitão, Ana Cecília Barbosa Martins
Metadata
Afficher la notice complèteRésumé
A avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde oral é uma medida multidimensional quantificada pela autoapreciação do estado de saúde, refletindo a experiência dos indivíduos sobre o seu bem-estar físico e psicossocial, determinando a procura pela prevenção e tratamentos dentários. Este estudo tem como objetivo identificar os fatores que afetam a qualidade de vida relacionada com a saúde oral dos idosos que frequentam quatro lares do concelho de Paredes.
Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, quantitativo, sendo os dados recolhidos aplicando diversos instrumentos (questionários) de caracterização sociodemográfica, clínica e de avaliação da qualidade de vida em saúde oral (Oral Health Impact Profile [OHIP-14]).
Participaram neste estudo 202 idosos. Os resultados mostram que estes idosos apresentam um score médio de 19,64±0,91, sendo as dimensões mais afetadas a dor física (4,10±0,18) e o desconforto psicológico (3,65±0,21). Maiores habilitações literárias, lavar os dentes, ter um maior número de dentes naturais e usar prótese esquelética estão associadas com baixos scores totais, traduzindo-se numa melhor qualidade de vida em saúde oral. Por outro lado, não lavar os dentes, ter menos habilitações literárias, menor número de dentes, xerostomia e usar prótese acrílica estão associados com altos scores totais, traduzindo-se em pior qualidade de vida em saúde oral.
Conclui-se que, os médicos dentistas devem ter em consideração os fatores expostos, direcionando os esforços para as dimensões da dor física e incapacidade psicológica de forma a melhorar a qualidade de vida em saúde oral destes idosos.