O sistema CAD/CAM na confeção de uma prótese total removível
Resumen
A introdução de novas tecnologias CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing) na execução de próteses totais é muito recente e ainda pouco utilizada. Suscitou uma série de expectativas para resolver alguns dos inconvenientes das técnicas convencionais de fabricação.
O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a técnica de fabrico de CAD/CAM para próteses totais apresentando a técnica com as suas vantagens e desvantagens e os materiais utilizados em comparação com as técnicas convencionais.
Foi efetuada uma pesquisa eletrónica na base de dados PubMed utilizando as seguintes palavras-chave: “CAD/CAM”, “Complete denture”, “Milled dentures”, “Digital complete dentures”, “Removable” e “PMMA”. Após a seleção, foram conservados 11 artigos para destacar as vantagens e desvantagens, 8 para os materiais e outros artigos foram acrescentados para clarificar alguns pontos.
Desde o primeiro relatório publicado em 1994, vários estudos relataram avanços neste sector e conduziram à tecnologia que conhecemos. A partir de uma revisão dos artigos que comparam as próteses CAD/CAM com as próteses convencionais completas em estudos clínicos, pode concluir-se que o CAD/CAM tem muitos benefícios, incluindo a redução do tempo na cadeira clínica e das inúmeras de visitas, o arquivamento digital, uma retenção significativamente maior, a utilização de PMMA especial para CAD/CAM. Mas ainda tem algumas desvantagens em comparação às técnicas convencionais, tais como a dificuldade de impressão e o custo dos materiais.