O efeito da low - level - laser - therapy depois da extração dos terceiros molares mandíbulares
Résumé
O aumento crescente da extração de terceiros molares inferiores nos últimos anos, leva cada vez mais a uma constante procura de terapias minimamente invasivas, para a gestão de complicações pós-operatórias (edema, dor e trismo). O uso nem sempre justificado de terapia farmacológica (antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios) leva muitas vezes a efeitos colaterais desagradáveis por parte do paciente.
O propósito desta revisão sistemática integrativa, é avaliar o efeito da Low-Level-Laser-Therapy (LLLT) após a extração dos terceiros molares mandíbulares, na diminuição das complicações pós-operatórias (dor, edema, trismo).
A pesquisa dos artigos foi feita na PUBMED, utilizando combinações entre as palavras-chave: Extração de Dentes, Low Level Laser Therapy, alveolite seca, regeneração óssea e procedimentos cirúrgicos. Os dados obtidos mostraram que a LLLT tem sido visto como uma terapia benéfica na gestão pós-operatória, vários estudos sugerem que a sua utilização pode levar a uma diminuição da dor, edema e trismo. A LLLT parece ter ação direta nos vasos linfáticos e sanguíneos, estimula alguns fatores de transcrição, tais como RANK/OPG, induzindo uma diminuição da dor e inflamação, e também uma estimulação da regeneração óssea. No entanto, vários estudos relatam opiniões contraditórias sobre este assunto, talvez também devido ao diferente desenho de estudo e deteção dos parâmetros da dor, edema e trismo.