Eficácia do Fluxo Digital da Cirurgia Guiada na Colocação de Implantes Zigomáticos
Resumen
Vários sistemas digitais e softwares de cirurgia guiada foram introduzidos no mercado para a colocação de implantes no osso zigomático. Neste contexto, trabalhos científicos têm estudado a precisão desta aplicação. O objetivo deste estudo é verificar a eficácia da cirurgia guiada na reabilitação oral com implantes zigomáticos.
A pesquisa realizou-se através da Pubmed, baseando-se nas palavras-chaves: “dental implant”, “guided surgery”, “zygomatic bone”, “planning”, “insertion”, “digital work”, “three dimensional imaging”, “computer assisted surgery”, “stereolithography”.
Num total de 18 artigos, 7 registaram desvios entre o planeamento do implante zigomático pré-operatório e a localização do implante pós-operatório. Dois estudos in vitro, aplicando o programa BeiDou® relataram desvios médios no ponto de entrada, saída e angular de 1.20 mm, 1.73 mm e 1.65º, respetivamente. De três estudos ex vivo: um avaliou a visão ântero-posterior e a visão caudal-craniana de 8.06 ± 6.40º e 11.20 ± 9.75º, respetivamente, a partir da DentalSlice®; noutro estudo o desvio angular médio foi de 2.74º, com o LITORIM®; e o último registou valores médios de 6º, com o SIMPLANT®. Em dois estudos in vivo: um protocolo foi realizado num paciente com resultados para os desvios médios de entrada, saída e angular de 1.1 mm, 1.2 mm e 1.4º, através do iPLAN®; o outro protocolo, juntou 29 pacientes registando: 2.8 mm, 4.5 mm; 5.1°, respetivamente, apartir do SIMPLANT®.
Embora existam resultados promissores desta técnica, mais estudos de precisão terão de ser realizados de maneira que forneçam evidencia científica que sustente a implementação desta técnica cirúrgica mais rotineiramente em ambiente clínico.