Pulpotomia com Biodentine, alternativa à pulpectomia no tratamento endodôntico convencional em dentes permanentes maduros com pulpite irreversível?
Abstract
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura sobre a utilização de um material à base do silicato de cálcio, o Biodentine, na realização de tratamentos de Terapia Pulpar Vital nomeadamente na pulpotomia. A pesquisa na base de dados da PubMed foi realizada utilizando a combinação das seguintes palavras chave: “pulpotomy”, “permanent teeth”, “Biodentine”, “irreversible pulpitis” e “vital pulp therapy” da qual resultaram 108 artigos que foram reduzidos a 22 pela relevância do tema.
Estes artigos forneceram dados importantes em relação à eficácia da Pulpotomia como tratamento da pulpite irreversível de um dente permanente maduro.
No entanto, o sucesso do tratamento depende de um bom diagnóstico e da melhor avaliação possível do estado pulpar para escolher o tratamento mais conservador, contando com a capacidade regenerativa da polpa, bem como das características biocompatíveis e bio-indutoras dos novos materiais como o BIODENTINE. Oferecendo assim um tratamento mais conservador, mais económico, mais rápido e mais seguro do que o tratamento tradicional do sistema de canais radiculares.