A terapia probiótica como estratégia de prevenção da cárie dentária em crianças
View/ Open
Date
2020Author
Vistot - Pecqueur, Joséphine Claudette Émilia
Metadata
Show full item recordAbstract
A cárie dentária é uma doença oral comum na dentição precoce de bebés e de crianças em idade pré-escolar. O uso de probióticos pode intervenir na flora microbiana oral a fim de tratar e prevenir doenças orais como a cárie dentária.
Objetivos: Os objetivos desta revisão sistemática integrativa são avaliar o efeito do consumo de probióticos na redução do risco cárie em crianças; avaliar a colonização dos estirpes probióticos mesmo após a interrupção da ingestão de probióticos; concluir se existe potenciais efeitos benéficos sobre a saúde oral e geral.
Material e Métodos: Uma pesquisa eletrónica na base de dados científicos PubMed com combinações de diferentes termos científicos foi realizada. A pesquisa identificou 115 estudos, dos quais 20 foram considerados relevantes para este estudo. Esses estudos forneceram dados importantes como o veículo dos probióticos, a duração de ingestão, a estirpe bacteriana, o nível de Streptococcus mutans e de Lactobacillus, o risco cárie dentária, e outros dados relativos ao estado de saúde oral e geral.
Resultados: Varios estudos avaliaram os efeitos dos probióticos sobre a sua capacidade para reduzir o número salivar de Streptococcus mutans, o principal responsavél da iniciação da cárie, e factores avaliando a cárie. O número de Lactobacillus mostra a colonização de alguns probióticos durante e após a finalização.
Conclusões: A terapia probiótica mostra efeitos positivos na prevenção da cárie e parece melhorar a saúde oral das crianças durante a ingestão deles e pouco tempo após. Embora, eles estejam alojados apenas temporariamente no ambiente oral e desaparecerem rapidamente após a interrupção do consumo.