Estudo preliminar sobre o impacto do tratamento a laser Er: YAG na qualidade de vida em pacientes com roncopatia Sub-título
Résumé
A Roncopatia pode resultar de um ruído provocado pelo estreitamento ou obstrução das vias aéreas superiores durante o sono, provocando a vibração das paredes laterais da faringe, do palato mole e base da língua durante o sono. O objetivo deste estudo preliminar foi avaliar o efeito do tratamento a laser Er: YAG em pacientes com roncopatia (alterações no ato de ressonar).
Foi realizada uma pesquisa científica utilizando a base de dados PubMed e Scielo com as palavras-chave roncopatia, snoring, apnea; laser; Er:YAG laser dos quais foram selecionados os 16 artigos mais relevantes. A população de estudo foi composta inicialmente por 16 indivíduos, que após aplicados os critérios de exclusão, apenas 5 foram incluídos para o grupo controle (3 homens e 2 mulheres) e 5 para a realização dos tratamentos (4 homens e 1 mulher) para a realização dos tratamentos. Todos os pacientes receberam três sessões a laser Er: YAG. Os resultados foram medidos por meio de um questionário de acompanhamento e, em seguida, analisados estatisticamente.
O tratamento a laser reduziu efetivamente o ressonar dos pacientes e alcançou uma taxa de sucesso de 71,11% após três tratamentos. Nos casos do grupo controle não foi verificada redução evidente. No grupo de intervenção os doentes referiram menor cansaço durante o dia, menor xerostomia entre outras melhorias.
Concluimos assim que o tratamento não cirúrgico com laser Er: YAG poderá ser um procedimento eficaz e minimamente invasivo para reduzir o ressonar dos pacientes. Estes relataram complicações mínimas, incluindo um pequeno desconforto e um baixo risco de efeitos colaterais.