The Use of L-PRF in Endodontic Microsurgery
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Ribeiro, Luciana Maria dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Lesões periapicais maiores constituem um procedimento cirúrgico desafiador devido à maior quantidade de osso reabsorvido. L-PRF, um novo conceito de regeneração de tecidos guiada naturalmente, contém uma densa rede de fibrina que libera uma quantidade significativa de fatores de crescimento autólogos, citoquinas e proteínas. O L-PRF melhora as fases iniciais da cicatrização, reduzindo o processo inflamatório e o risco de infeção. Este material é particularmente útil em situações complexas, quando algumas paredes ósseas são destruídas e a regeneração é difícil.
Objetivo: o objetivo desta revisão sistemática foi interpretar a literatura disponível atualmente e analisar os efeitos do uso de L-PRF na microcirurgia endodôntica.
Método: A pesquisa foi realizada nos bancos de dados PUBMED e EBSCO e combinações de vários termos de pesquisa foram utilizados para encontrar estudos apropriados.
Resultados: L-PRF demonstrou induzir a proliferação de fibroblastos e células estaminais, proporcionar hemostasia acelerada e ter liberação enriquecida e lenta de vários fatores de crescimento, citoquinas e proteínas que, juntos, intervêm no processo de regeneração, potencializando e acelerando a resposta biológica natural.
As características, protocolo e materiais de centrifugação influenciam a viabilidade do L-PRF produzido, o que requer a implementação de um protocolo L-PRF padronizado.
Conclusões: o uso de L-PRF como auxiliar na microcirurgia endodôntica provou ser bem-sucedido, alcançando a cicatrização completa dos tecidos moles e duros na área periapical em todos os estudos. Além disso, mostrou potencial na redução da dor pós-cirúrgica, inflamação e administração de medicamentos.