Diagnóstico do Abuso Sexual em Crianças O Papel do Médico Dentista
Résumé
O abuso sexual infantil diz respeito a todo o envolvimento de uma criança em práticas que visam a gratificação e satisfação sexual de adultos ou jovens mais velhos, numa posição de poder ou de autoridade sobre aquela, que, em virtude da sua idade e/ou falta de experiência não consegue compreender, para as quais não está preparada pelo seu desenvolvimento, às quais é incapaz de dar consentimento e que violam a sua integridade física, mental e a lei.
Os médicos dentistas parecem ter um papel privilegiado na identificação das lesões características de abuso já que estas ocorrem maioritariamente ao nível da face e por vezes, intraoralmente.
Este estudo descritivo pretende avaliar o conhecimento dos alunos do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária do IUCS face ao abuso sexual. Para tal, realizou-se um questionário com perguntas sobre sinais intraorais de abuso sexual, ações a tomar perante um potencial caso e entidades a quem denunciar.
Os resultados mostram que os inquiridos possuem conhecimento sobre alguns dos sinais de abuso sexual, juntamente com a responsabilidade legal de denunciar estes casos e as entidades a quem denunciar. Porém, poucos alunos selecionaram os sinais característicos de infeções sexualmente transmissíveis. A maioria referiu que denunciaria o caso às autoridades locais, tendo havido alunos que não o fariam por não terem certeza no diagnóstico.
Assegurar que os alunos possuem formação adequada sobre este tema poderá aumentar o nível de alerta dos futuros profissionais que denunciarão