Uso de PRF (Platelet Rich - Fibrin) na regeneração de defeitos periodontais intraósseos
Resumen
A regeneração de defeitos periodontais tem sido alvo de muitos estudos, pela sua complexidade e importância, envolvendo a reconstrução dos tecidos de suporte dentário: osso alveolar, cemento e ligamento periodontal, principalmente após a destruição destes, por alteração inflamatória decorrente da doença periodontal.
A procura de alternativas ao uso de enxertos sintéticos, autógenos ou mesmo para um acréscimo nos seus resultados através de combinações de materiais e técnicas, o uso de concentrados plaquetários tem-se revelado presente na terapia regenerativa.
O PRF (Platelet Rich-Fibrin) é um biomaterial preparado a partir da colheita de sangue do próprio paciente, sendo centrifugado sem adição de anticoagulantes constituído à base de fibrina. As propriedades combinadas de fibrina, plaquetas, leucócitos, fatores de crescimento e citocinas, tornam o PRF um biomaterial com elevado potencial de regeneração óssea e de tecidos moles. Estudos também demonstram efeitos favoráveis na cicatrização de tecidos moles e duros, com a utilização do PRF.
Desta forma, o principal objetivo desta revisão foi avaliar a eficácia clínica do PRF autólogo no tratamento de pacientes com perda óssea decorrente de doença periodontal, como monoterapia ou combinado com algum tipo de enxerto.