Influência da espessura das facetas dentárias em Zirconia na cor final da restauração
Résumé
A representação da cor desejada e das características naturais dos dentes através dos materiais, são fundamentais para a obtenção de uma estética excelente na medicina dentária. Os materiais têm sido melhorados com o intuito de reproduzir com fidelidade as características das estruturas dentárias: dentina e esmalte. A Zirconia é um material que apresenta elevada resistência à fratura, porém, apresenta menor translucidez do que os dentes naturais. É importante avaliar a espessura necessária das facetas dentárias em Zirconia para atingir a cor pretendida e que apresente boa capacidade de mascaramento da cor do substrato.
Objetivos: O objetivo principal desta dissertação é, através de uma revisão sistemática integrativa, avaliar a influência da espessura das facetas dentárias em Zirconia na cor final das mesmas, com a finalidade de estudar a espessura necessária para obter uma boa capacidade de mascaramento da cor do substrato.
Métodos: A pesquisa foi efetuada na base de dados PubMed, selecionando artigos de interesse para o tema de acordo com os critérios de inclusão e exclusão.
Hipótese/Resultados previstos: Dadas as características da Zirconia, pretendemos, nesta revisão sistemática integrativa, verificar a influência de diferentes espessuras de facetas dentárias em Zirconia na cor final da restauração e na capacidade de mascaramento da tonalidade do substrato.
Conclusão: Conclui-se que, há influência da espessura das facetas dentárias em Zirconia na sua capacidade de mascaramento e no alcance da cor final desejada. No entanto, mais estudos devem ser realizados, dadas as informações limitadas relativas a este tema.