Toxicity of debris released from oral endosseous implants
Resumo
Produtos de degradação libertados de estruturas de titânio comercialmente puro (cp Ti) e ligas de Ti6Al4V devido ao tratamento terapêutico para peri-implantite e / ou corrosão de titânio podem libertar iões e partículas metálicas nos tecidos peri-implantares. Iões e detritos micro e nano-métricos induzem reações inflamatórias, mutagênicas ou carcinogênicas, dependendo do conteúdo, tamanho e composição química das partículas.
Este estudo foi dividido em dois capítulos. O capítulo 1 trata de uma revisão sistemática sobre as reações biológicas adversas das partículas de Ti em escala submicron e nanométrica em contato com fibroblastos, osteoblastos ou células mesenquimais. Uma pesquisa no PUBMED foi realizada usando os seguintes termos-chave: cytotoxicity, mutagenic, apoptosis, dental implants, debris, nanoparticles. O capítulo 2 compreende um estudo in vitro sobre o efeito de diferentes conteúdos (10, 50, 100 µg / mL) de partículas micro- e nano-métricas de cp Ti em contato com meio de cultura de fibroblastos durante um período de 7 dias. As partículas de titânio foram avaliadas por Microscopia Eletrônica de Emissão de Campo (FEGSEM), Microscópio Eletrônico de Transmissão (STEM) e Espectrometria de Dispersão de Energia (EDAX). Foram realizados ensaios de MTT para determinar a função mitocondrial de células em contato com partículas de cp Ti. O estudo in vitro fez parte de um projeto em andamento na CESPU (cod: IMPLDEBRIS-PI-3RL-IINGACTS-2019).
Os resultados dos presentes ensaios in vitro revelaram a desaglomeração das partículas em um aumento na proporção de nanopartículas individuais até aproximadamente 60 nm, associado com um aumento da área superficial específica até 57,3 m2/g. Os ensaios de MTT mostraram um efeito adverso do conteúdo de partículas de titânio no crescimento celular. Após 3 dias de incubação, partículas de 50 nm e 1 µm de tamanho na concentração de 50 µg / ml e 100 µg / ml foram capazes de prejudicar a proliferação celular, com a valores estatisticamente significantes (p <0,0001).