Prótese removível acrílica na perspetiva do paciente
Résumé
A reabilitação oral com a utilização de próteses acrílicas removíveis é um dos métodos mais utilizados e mais presentes na prática clínica, é do conhecimento dos Médicos Dentistas a frequência com que os seus pacientes substituem a sua prótese mas não os problemas e o impacto que a prótese causa na sua qualidade de vida.
Através de um inquérito a 51 pacientes da clínica universitária Filinto Batista, portadores de prótese removível acrílica, averiguou-se a perspetiva dos pacientes em relação às suas próteses e o impacto causado por estas na qualidade de vida, utilizando o questionário Oral Health Impact Profile (OHIP-14).
Nos resultados do questionário, foi observado que a prótese parcial maxilar era a mais comum (47,4%), 60,8% dos pacientes era utilizador de prótese há mais de 10 anos e 68,6% nunca realizou a sua substituição. Em relação a problemas existentes com a prótese, 88,2% dos participantes referiu pelo menos um problema, sendo a falta de retenção e estabilidade o problema mais referido (52,3%). Relativamente ao questionário OHIP-14, foi obtida uma média de 26,76 pontos.
Em conclusão, foi observado que as próteses acrílicas removíveis são utilizadas durante muitos anos, causam problemas, mas não são substituídas com a frequência que deveriam. Este tipo de reabilitação demonstrou causar um impacto moderado na qualidade de vida dos pacientes e a área da dor foi a que obteve um impacto maior.