Survey of Porcelain Laminate Veneers
Resumo
O propósito desta revisão da literatura é conduzir uma revisão sobre as facetas laminadas de porcelana: visão geral, materiais cerâmicos, preparação dos dentes para as facetas, cementação e tecnologias informáticas tais como desenho assistido por computador e fabrico assistido por computador. E, assim, produzir dentes próximos dos naturais que contribuam para a melhoria estética e autoconfiança do paciente.
Os desenvolvimentos de materiais e tecnologias restauradores proporcionaram a produção de dentes estéticos com reduzida perda estrutural de tecido duro. As facetas de porcelana são usadas como tratamento eficaz, pois produzem dentes funcionais e quase naturais com estética e funcionalidade excelentes, melhorando a estética e a autoconfiança do paciente. São uma opção de tratamento minimamente invasivo para os dentes anteriores, com uma perda mínima da sua estrutura.
As facetas de porcelana têm revelado sucesso clínico a longo prazo. Têm demonstrado ser um dos tratamentos com mais sucesso em odontologia, na restauração da estética e funcionalidade dos dentes anteriores. Uma abordagem minimamente invasiva, material cerâmico biocompatível, durabilidade de adesivo, fiabilidade e resistência tornaram estas facetas num tratamento de confiança para os dentistas. São as que melhor cumprem os princípios da odontologia estética contemporânea. Têm sido indicadas para situações clínicas com uma boa taxa de sobrevivência. Os mais recentes desenvolvimentos de sistemas de design e produção por computador permitem a produção de facetas de porcelana mais vantajosas e de melhor estética, com uma elevada taxa de sucesso.
A pesquisa de literatura foi feita no PUbMed usando as palavras-chave: Facetas; Porcelana Dentária; Porcelana laminada; Desenho assistido por computadores; Restaurações estéticas e dos 240 artigos identificados, 29 foram relevantes para este trabalho.