Postura normal del pie en niños de 4 a 6 años associada al índice de masa corporal, a la hiperlaxitud y la disfunción del tibial posterior
Résumé
O Índice de Postura do Pé (FPI) é uma ferramenta validada para medir a postura do pé de maneira triplanar. A falta de valores normais em crianças pequenas torna necessário este estudo, que teve como objetivo identificar valores normativos e a influência de variáveis como o Índice de Massa Corporal (IMC), hipermobilidade articular e disfunção muscular posterior da tíbia
Foi realizado um estudo transversal com uma amostra de 138 crianças com idades entre 4 e 6 anos em uma populaçao da Catalunha. Foi realizada análise descritiva inicial: para variáveis contínuas, utilizando o número de observações, média, desvio padrão, mediana e intervalo interquartil; para a relação entre as variávei, o coeficiente de correlação foi estimado usando o método de Pearson para o FPI e o método de Spearman para as outras dimensões.
Uma postura média de +4 pontos (+/- 2DE) foi obtida com um prognóstico não linear. Não foram observadas diferenças na distribuição do escore do FPI por sexo ou IMC.
Dados conclusivos que relacionaram FPI moderadamente e hipermobilidade foram obtidos pela escala de Beighton e significativamente com disfunção tibial posterior. O pé pronado é uma postura comum na infãncia que pode aumentar quando fatores como hipermobilidade ou disfunção tibial posterior estão associados, sendo esses preditoresda necessidade de tratamento quando o escore é patológico.