Avaliação da influência dos tecidos periodontais na recidiva ortodôntica: Uma revisão sistemática
Resumen
Este estudo foi realizado com o objetivo de se fazer uma revisão sistemática sobre qual a influência dos tecidos periodontais na recidiva pós tratamento ortodôntico, e quais os procedimentos a tomar de modo a evita-la.
Após o tratamento ortodôntico, os dentes têm tendência a voltar à posição inicial, devido às estruturas musculares, ósseas e aos ligamentos periodontais. A esta instabilidade chamamos recidiva.
Este trabalho tem como objetivo a avaliação da influência dos tecidos periodontais na recidiva pós tratamento ortodôntico e quais os procedimentos que podem ser utilizados em complemento com a contenção ortodôntica para evitar a recidiva. Metodologia: Pesquisa bibliográfica recorrendo às bases de dados primárias PubMed, Springer Link e NCBI-PMC, sendo selecionados artigos na língua inglesa, sem qualquer limite de data de publicação. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “Periodontal Ligament During Orthodontic Recurrence”.
Resultados: Nesta revisão, foram identificados 290 artigos, nas diferentes bases de dados. A leitura do título e resumo dos artigos, assim como a aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, permitiu a seleção de 17 publicações, que serviram de base para a amostra final do estudo.
Conclusão: As fibras supra-alveolares, o tecido gengival, o osso alveolar circundante e a vascularização periodontal aparentam ter influência na recidiva ortodôntica. As fibras transeptais são as que apresentam maior influência na recidiva causada pelos tecidos periodontais. A utilização de vibrações mecânicas de baixa frequência diminui a recidiva após a movimentação dentário ortodôntico.