Importância da má-oclusão na etiologia das cefaleias
Résumé
Na prática da medicina dentária é frequente observar pacientes com problemas oclusais. Atualmente, o papel da oclusão em relação à etiologia da disfunção temporomandibular (DTM) é amplamente considerado ao iniciar, perpetuar ou predispor a mesma. Pode estar associada com a produção de sintomatologia, especificamente dor de cabeça.
Objetivos:
● Verificar a relação entre a má-oclusão e as cefaleias,
● Verificar os tipos diferentes de cefaleias relacionadas com os diferentes tipos de má-oclusão,
● Avaliar a importância clínica da correção dentária e sua relação com a sintomatologia.
Metodologia: Foi realizada uma pesquisa eletrónica na base de dados Pubmed e Ebsco, entre os anos 2011 e 2021, com o objetivo de elaborar uma revisão sistemática integrativa. As combinações dos seguintes elementos de pesquisa foram usadas: “headache”, “etiology”, “malocclusion” e “dental occlusion”.
A pesquisa identificou 38 estudos, dos quais 14 foram considerados relevantes para este estudo.
Resultados: Os resultados dos estudos demonstraram clínica e estatisticamente correlações entre interferências oclusais e cefaleias, especificamente cefaleia por contração muscular (CCT).
Conclusão: Diferentes tipos de má-oclusão são associados com cefaleias, especificamente cefaleias tipo tensão (CTT) e enxaquecas. A prevenção do progresso das cefaleias deve ser uma prioridade. Diferentes abordagens podem ser benéficas para os pacientes. A correção dos desequilíbrios oclusais pode favorecer a sua eliminação