A aplicação clínica do ácido hialurónico, um papel decisivo no tratamento de triângulos negros, perda papilar e recessão gengival
Resumo
Introdução: Um dos atuais desafios para os profissionais de saúde dentária é responder a problemas relacionados com a recessão gengival ou perda de papila.
Objetivo: A partir de uma revisão sistémica integradora, o objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia do ácido hialurónico no tratamento tecidual de papilas interdentais deficientes.
Material e Métodos: Utilizámos para a nossa investigação vários websites científicos e médicos, tais como Cochrane, PubMed, Medline. Para a realização deste trabalho foi feita uma revisão de artigos recentes, datados de 2016 até ao presente.
Resultados: Fizemos uma pesquisa, com um número inicial de 164 artigos. Na sequência de uma revisão, 31 pareciam ser as mais relevantes. Destes, 10 foram utilizados para criar tabelas comparativas. Os restantes 11 foram utilizados de forma complementar, uma vez que cumpriram o objetivo deste estudo.
Discussão: Para esta discussão, foi necessária uma comparação dos artigos. Tentámos estabelecer uma ligação coerente entre cada um deles. As injeções de ácido hialurónico parecem ser benéficas para os pacientes. A análise destes artigos permite-nos anunciar que este novo tipo de tratamento parece ser promissor para o futuro.
Conclusão: Este tratamento, que aborda os problemas da recessão gengival ou da perda de papilas com a ajuda de injeções de ácido hialurónico, parece ser eficaz. É muito promissor, encorajador, mas a sua utilização na medicina dentária permanece demasiado recente, e a falta de estudos sobre este assunto pode ser sentida. O ácido hialurónico é certamente uma molécula do futuro para os médicos dentistas, uma vez que está a ser estudado para promover a cicatrização de lesões, tais como após a cirurgia, extrações dentárias ou em casos de gengivite.