Facetas de porcelana em pacientes com bruxismo: uma opção viável ?
Abstract
O bruxismo é muito comum nos dias de hoje, sendo ele realizado em períodos diurnos ou noturnos, com comprometimentos físicos ou emocionais, o que acarretará grandes perdas dentárias, desgastes e consequências além da cavidade bucal, como a dor de cabeça. Diante de vários casos relatados na literatura é possível proporcional uma melhora de vida aos pacientes, o que devolvera a eles uma estética dentária agradável, e uma melhoria na face.
Os pacientes que apresentam esta patologia devem passar por uma avaliação rigorosa para classificar o grau de bruxismo, onde será indicado o tratamento adequado. O uso de uma placa de bruxismo é um tratamento para proteger tanto os dentes quanto os laminados cerâmicos e é indicado na maioria dos pacientes que querem colocar as facetas.
Assim, o objetivo desta revisão sistemática foi determinar se o bruxismo e o uso de goteiras oclusais afetam a sobrevivência das facetas laminadas de porcelana em pacientes tratados com essa técnica. Compararam-se os resultados dos estudos dos pacientes com bruxismo que utilizavam a goteira para proteção e dos pacientes que não a utilizavam.
A pesquisa literária foi realizada através das bases de dados eletrónicas PubMed e Science Direct, com limite temporal de 10 anos. Foram selecionados 8 artigos, que foram agrupados numa tabela.
Conclui-se nesta revisão que a taxa de sobrevivência das facetas laminadas de porcelana foi muito maior nos pacientes bruxómanos que utilizavam a goteira oclusal do que nos pacientes que não a utilizavam.