SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO NO PACIENTE PEDIÁTRICO-REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA
Resumo
A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) nas crianças caracteriza-se por sinais distintos, características craniofaciais e comportamentos visíveis, desde os primeiros anos de vida da criança. Existem vários tratamentos, mas uma abordagem multidisciplinar será necessária para o sucesso terapêutico.
Este trabalho tem como objetivos caracterizar esqueleticamente e dentariamente o paciente pediátrico com SAOS e demonstrar os diversos tratamentos utilizados.
Para realizar este trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed, utilizando as seguintes palavras-chave: “obstructive sleep apnea”, “diagnostic”, “treatment”, “children”, combinadas com “AND” e “OR. Foram selecionados e analisados 16 artigos publicados em inglês e francês entre 2009 e 2021.
Foram descritas as características morfológicas craniofaciais do paciente com SAOS e as diferentes formas de diagnosticar a SAOS. Foram apresentados vários tratamentos cirúrgicos (adénotonsillectomia, distração) e tratamentos não cirúrgicos (medicamentos, ortodôntia e mio funcionais).
Após análise dos artigos pode concluir-se, que a SAOS deve ser diagnosticada o mais precocemente possível e instituída uma terapêutica adequada ao paciente pediátrico, a fim de tratar de maneira eficaz.