A administração de uma dose sub-antimicrobiana de doxiciclina como tratamento complementar da periodontite
Abstract
Introdução: A periodontite é uma importante preocupação de saúde pública. O tratamento antimicrobiano mecânico supra e infra gengival (SRP), nem é sempre suficiente. De facto, este tratamento não considera a reacção inflamatória, de defesa do hospedeiro. Foi descoberto que a doxiciclina inibe a actividade colagenolítica por mecanismos independentes da sua propriedade antimicrobiana.
Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar os benefícios da dose sub-antimicrobiana de doxiciclina (SDD), como tratamento complementar da periodontite.
Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada em PubMed, COCHRANE Library e EBSCO host, com a seguinte combinação: ((Periodontitis) OR (Periodontal diseases)) AND ((sub antimicrobial dose doxycycline) OR (sdd) OR (non antimicrobial dose doxycycline) OR (low dose doxycycline)) OR ((sdd) AND (Cytokine)). Os critérios de inclusão envolveram ensaios clínicos randomizados, publicados nos últimos 15 anos em língua inglesa, sobre seres humanos.
Resultados: Todos os autores concluíram que a administração de SDD produziu benefícios significativos em comparação com o grupo placebo.
Discussão: A SDD, utilizado como adjunto da SRP, mostra resultados satisfatórios sobre os parâmetros clínicos: CAL, PD, GI, BOP, mas não sobre o PI. Os tempos de estudo são diversos, as amostras mostram benefícios clínicos nos estudos de 6 semanas, bem como nos estudos de 2 anos. A duração ótima desta terapia varia de um paciente para outro, mas estudos sugerem que a maior parte dos benefícios são alcançados após 3 meses.
Conclusão: A SDD pode ser considerada como um tratamento eficaz, complementar à SRP. Além disso, não foi observado diferenças significativas nos efeitos secundários entre os grupos, nenhuma evidência de alterações microbiologicamente significativas ou desenvolvimento de resistência aos antibióticos.