Relação entre oclusão e doença periodontal
Resumo
A oclusão dentária é um aspecto importante da Medicina Dentária, o seu papel em relação ao início e progressão da doença periodontal continua a ser ainda hoje um assunto controverso.
O objectivo desta revisão integrativa é investigar as evidências científicas disponíveis até à data sobre o papel da oclusão na etiopatogenia da doença periodontal e o seu tratamento.
Foi feita uma pesquisa na base de dados PubMed utilizando as seguintes expressões de pesquisa: ((Malocclusion) AND (Periodontal disease)); ((Occlusal trauma) AND (Periodontal disease)); ((Occlusal force) AND (Periodontal disease)).
Foram incluídos artigos científicos em inglês, dos últimos 11 anos, obtidos em texto completo. Foram excluídas as revisões, estudos em animais e estudos de forças oclusais sobre implantes. Foi selecionado um total de 16 artigos científicos de acordo com estes critérios.
Com base nos objetivos descritos e nos resultados obtidos pode-se concluir que não há evidência científica da existência de uma correlação entre trauma oclusal e o aparecimento da periodontite. Maloclusões e oclusão traumática afetam negativamente a progressão da doença periodontal, mas os mecanismos etiopatogénico pelos quais isto acontece não são inteiramente claros. Tanto o tratamento combinado ortodôntico-periodontal como os ajustes oclusais são auxiliares valiosos que deveriam se tornar parte da prática clínica quando estamos perante o trauma oclusal.
Há uma forte necessidade de estudos científicos recentes em humanos sobre este tópico para validar os achados atuais.