Dentes Natais e Neonatais e Doença de Riga-Fede: Revisão Sistemática Integrativa
Résumé
Introdução: O surgimento da dentição decídua na cavidade oral é uma característica comum do desenvolvimento da criança. A erupção precoce dos dentes no recém-nascido pode dar origem a diversas complicações na cavidade oral como é o caso da doença de Riga-Fede, que representam um motivo de preocupação para os pais e um desafio para os profissionais de saúde.
Objetivo: Realizar uma revisão sistemática integrativa sobre os dentes natais e neonatais e a doença de Riga-Fede. Conhecer os mecanismos pelos quais acontecem, desde a sua etiologia até aos planos de tratamento a considerar, após a execução de um diagnóstico adequado.
Materiais e Métodos: Com recurso às bases de dados PubMed e SciElo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando as seguintes palavras-chave: “Riga-Fede”; “Natal and Neonatal teeth and Riga-fede”; “Natal and neonatal theeth”; “Riga-fede desease causes” and “Riga-Fede Diagnosis” entre 2011 e 2021. Foram encontrados 375 artigos dos quais foram considerados 21 artigos.
Discussão: Os dentes natais e neonatais podem originar diversas complicações na cavidade oral do recém-nascido, mais comumente a doença de Riga-Fede. Após a sua deteção clínica é crucial intervir, de forma a prevenir e/ou tratar patologias. Existem preferencialmente dois tipos de tratamento eleitos, o tratamento conservador e a exodontia.
Conclusão: A ocorrência dos dentes natais e neonatais é uma condição rara e de etiologia ainda pouco conhecida. Segundo a literatura, a doença de Riga-Fede é caracterizada como a complicação mais comum associada à presença destes dentes.