Os efeitos da ventilação mecânica assistida na Articulação Temporomandibular
View/ Open
Date
2021Author
Rodrigues, Ariana Cristina Rosa Pereira Faleiro
Metadata
Show full item recordAbstract
A permeabilização das vias aéreas é um processo fundamental para garantir a eficaz oxigenação dos pacientes em intervenções cirúrgicas de baixo ou elevado risco. Este procedimento aumenta consideravelmente a taxa de sobrevivência dos pacientes, mas existem dados que apontam para distúrbios na articulação temporomandibular. Assim, o objetivo desta revisão sistemática integrativa é avaliar os efeitos da ventilação mecânica assistida na articulação temporomandibular e compreender quais as patologias mais frequentemente ocorridas após este procedimento.
Foram encontrados 335 artigos através da pesquisa na base de dados Pubmed e EBSCO Host – Dentistry & Oral Science, CINHAHL e MEDLINE Complete com as seguintes combinações de palavras: “anaesthesia” AND “Jaw dislocations”; “endotracheal intubation” AND “TMJ disorders”; “general anaesthesia” AND “TMJ dislocations”; “laryngeal masks” AND “TMJ dislocations”; “laryngeal masks” AND “TMJ disorders”; “orotracheal intubation” AND “TMJ dislocations”; “orotracheal intubation” AND “TMJ disorders”; “TMJ” AND “airway manipulations”. Após uma estratégia de pesquisa, foram encontrados um total de 38 artigos que cumpriram os critérios de inclusão e exclusão predefinidos. A pesquisa refere-se ao intervalo de tempo de 1987 a 2020.
Não está comprovada cientificamente uma correlação entre distúrbios temporomandibulares e a ventilação mecânica assistida e, nem todos os estudos são convergentes nos parâmetros utilizados. No entanto são inúmeros os relatos de caso que apontam para uma provável ligação.
Assim, é imprescindível que os anestesistas estejam cientes que esta complicação pode ocorrer na ausência de uma avaliação pré-operatória, após a intubação e extubação.