• English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • français 
    • English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • Ouvrir une session
Voir le document 
  •   Accueil de DSpace
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica
  • Voir le document
  •   Accueil de DSpace
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica
  • Voir le document
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O papel da família no abandono escolar precoce: identificação de fatores de risco num grupo de risco

Thumbnail
Voir/Ouvrir
Tese Mestrado_Susana Ribeiro (555.5Ko)
Date
2015
Auteur
Ribeiro, Susana Daniela Teixeira
Metadata
Afficher la notice complète
Résumé
Este estudo avaliou um conjunto de fatores de risco do meio familiar e da interação família-escola junto de 58 pais de jovens sinalizados na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Valongo por motivos tipificados como abandono escolar. Os instrumentos utilizados foram o Guião para Consulta do Processo Individual, o Parent-Teacher Involvement Inventory – Parent version (QEPP); o Inventário das Crenças Parentais acerca dos Atores Determinantes do rendimento Académico (ICPADA) e o Child Behavior Checklist (CBCL 6/18). Ao nível do envolvimento escolar, verificou-se que apenas a qualidade da relação pais e professores apresenta resultados inferiores aos normativos, contudo esta medida deverá ser analisada com cautela devido a algumas características do sistema escolar atual. Já no que se refere às crenças parentais sobre o sucesso académico constata-se que o grupo não valoriza nem fatores intrínsecos ao aluno, nem fatores extrínsecos, designadamente, o papel dos pais no rendimento escolar. Verifica-se ainda que os pais reportam um elevado índice de problemas comportamentais dos seus filhos, tanto a nível de internalização, como de externalização.
URI
https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/375
http://hdl.handle.net/20.500.11816/375
Collections
  • Psicologia Clínica

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contactez-nous | Faire parvenir un commentaire
CESPU CRL
 

 

Parcourir

Tout DSpaceCommunautés & CollectionsPar date de publicationAuteursTitresSujetsCette collectionPar date de publicationAuteursTitresSujets

Mon compte

Ouvrir une sessionS'inscrire

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contactez-nous | Faire parvenir un commentaire
CESPU CRL