Barotraumatismo dentário
Abstract
Introdução: As alterações na pressão ambiental ocorrem durante um voo e um mergulho. Estas mudanças podem provocar dor ou lesão ao nível dentário, denominando-se “barodontalgia”. A barodontalgia pode manifestar-se como dor dentária, fratura dentária, fratura da restauração e diminuição da retenção da restauração.
Objetivo: Analisar a prevalência dos barotraumatismos dentários nos meios hiper e hipobáricos, identificar quando acontecem, e descrever os meios de prevenção utilizados pelos médicos dentistas.
Método: A pesquisa foi realizada no banco de dados PubMed, combinando vários termos no sentido de encontrar estudos adequados.
Resultados: Os valores da taxa de incidência da barodontalgia são desiguais entre os diferentes estudos encontrados, sendo que, na maioria dos casos, encontram-se nas restaurações malfeitas. Relativamente à prevalência da barodontalgia, esta é semelhante entre os mergulhadores e as tripulações de voo. Os controlos dentários regulares e a manutenção de restaurações de qualidade, são necessários para a prevenção dos barotraumatismos.
Conclusões: Os dados de prevalência têm uma grande disparidade. Vários fatores podem aumentar o risco de um acidente, nomeadamente patologias subjacentes e restaurações defeituosas. Estar atento aos fatores, e usar medidas preventivas, é essencial para evitar as barodontalgias (controlo dentário frequente, restauração sem porosidade e infiltração).