Surface modification of intracanal post by using hydrogen peroxide for endodontically treated teeth: an integrative review
Résumé
Na reabilitação de dentes com tratamento endodôntico com recurso a meios de retenção intracanalar, existem várias lacunas relativas à adesão. A adesão dos cimentos/adesivos à dentina está amplamente estudada e atinge valores clinicamente aceitáveis, sendo que, muitas vezes as falhas adesivas, ocorrem entre o espigão e o cimento. O objetivo principal deste estudo foi realizar uma revisão integrativa sobre a modificação da superfície do espigão intracanalar com o uso de peróxido de hidrogênio na reabilitação radicular de dentes. Uma pesquisa eletrónica foi realizada na base de dados PubMed, utilizando combinações das palavras-chave e abrangendo artigos entre 2010 e 2020 de idioma Inglês.
Dos 13 estudos selecionados, 12 investigaram a resistência de união entre o espigão de fibra e o cimento resinoso após o tratamento de superfície do espigão, 5 artigos analisaram falhas usando um estereomicroscópio, 7 estudos analisaram a topografia de superfície usando SEM. O condicionamento com H202 alterou a morfologia da superfície dos espigões de fibra ao dissolver seletivamente a matriz sem danificar as fibras, originando uma área de superfície maior de fibras expostas disponível para reagir com as moléculas de silano. Valores mais elevados foram registados de resistência à união entre os espigões pré-tratado com H2O2 aos materiais do núcleo de resina.
Os pré-tratamentos na cadeira ainda são considerados uma etapa sensível à técnica. No entanto, os tratamentos com peróxido de hidrogênio parecem promissores devido à sua aplicação simples e económica, resultando na melhoria da resistência de união aos espigões de fibra.