Relação entre o comportamento alimentar e o desenvolvimento oro-facial da criança
Resumo
Introdução: A importância do papel funcional da alimentação para o desenvolvimento do terço inferior da face é baseada na evidência científica. No entanto, as formas de alimentação modernas ignoram estes princípios atrofiando cada vez mais o complexo Maxilo-facial.
Objetivos: Os objetivos desta dissertação foram num primeiro tempo, perceber e valorizar a contribuição da alimentação para o desenvolvimento dos maxilares. E num segundo tempo, dar algumas recomendações alimentares capazes de aproveitar ao máximo o potencial de crescimento dos Maxilares, nos primeiros anos de vida.
Material e Método: Uma pesquisa eletrónica foi realizada nas bases de dados Pubmed e EbscoHost usando as seguintes palavras-chave: Bottle-feeding, Breastfeeding, Child Preschool, Maxillofacial development, malocclusion.
Resultados: A pesquisa identificou 60 estudos, dos quais 16 foram conservados para a criação deste trabalho. Foram acrescentados mais 5 artigos a partir de uma pesquisa manual e que tinham relevância particular para este tema.
Discussão: As crianças que foram amamentadas apresentam um crescimento maior nas três dimensões. As maloclusões são mais frequentes nos jovens que receberam o biberão ou que desenvolveram hábitos de sucção não nutritivos. A nível animal, os grupos alimentados com uma dieta dura apresentam maior crescimento e desenvolvimento oro-facial do que os com dieta mole.
Conclusão: O aleitamento exclusivo e prolongado (>6 meses) como a introdução de comida fibrosa, dura e seca mostraram ter tanto efeitos protetores como estimuladores do crescimento oro-facial.