Avaliação da eficácia do enxerto gengival livre (EGL) no aumento da mucosa queratinizada peri-implantar
Résumé
O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática integrativa sobre a eficácia do enxerto gengival livre para o aumento de mucosa queratinizada peri-implantar.
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na plataforma PubMed (via National Library of Medicine) usando a combinação dos seguintes termos científicos: dental implants, increasing keratinized mucosa, free gingival graft, keratinized mucosa e peri-implant health. A pesquisa identificou 265 artigos, dos quais 16 foram considerados relevantes para este estudo. Esses estudos forneceram dados importantes sobre os resultados obtidos com enxerto gengival livre para o aumento da mucosa quertinizada peri-implantar.
A implantologia tem evoluído bastante nos últimos anos, tornando-se cada vez mais uma opção de tratamento popular na reabilitação de espaços edêntulos, devido à sua estabilidade biológica, permitindo restaurar a estética e a função.
Atualmente, sabe-se que a mucosa queratinizada peri-implantar, indispensável do ponto de vista estético, desempenha um papel fulcral na defesa a agressões biológicas e mecânicas, e é preponderante para a manutenção da saúde peri-implantar.
Desta forma, técnicas cirúrgicas que possibilitam o aumento das dimensões de mucosa queratinizada peri-implantar, tem sido um tópico amplamente discutido na literatura atua.
Este estudo sugere que pelos resultados obtidos, o enxerto gengival livre deve ser considerado o gold standard para o aumento de mucosa queratinizada peri-implantar.