Características do implante que são fatores importantes para alcançar uma correta osseointegração. Uma revisao sistemática integrativa
Abstract
Introdução: Algumas das causas do fracasso dos implantes dentários estão relacionadas às falhas que ocorrem no processo de osseointegração.
Objetivos: Revisão da literatura a fim de analisar as características dos implantes que interferem na osseointegração, para estabelecer os padrões que devem ser seguidos na fabricação de um implante dentário e assim aumentar as probabilidades de uma osseointegração correta.
Materiais e métodos: A metodologia utilizada baseia-se na realização de uma revisão sistemática integrativa. Pesquisas bibliográficas foram realizadas no PUBMED usando as seguintes palavras-chave: (dental implants) AND (implant design) AND (osseointegration) AND (titanium surface). Os critérios de inclusão envolveram artigos pertencentes à categoria de "revisão" publicados na língua inglesa e uma data de publicação que varia do ano 2015 a 2021.
Discussão: 11 estudos foram incluídos identificando neles vários fatores importantes para a osseointegração, fatores que podem ser incluídos nas seguintes categorias: físicos, mecânicos, químicos, biológicos. Todos esses fatores podem ser modificados para que o processo de osseointegração ocorra de forma mais rápida e eficiente, embora às vezes surja um conflito quando se trata de encontrar as condições adequadas para a osseointegração sem que isso tenha impacto sobre um maior acúmulo de placa. São analisadas as características incluídas na fabricação do implante que são também fatores importantes na osseointegração. Serão analisadas as características físicas que condicionam o processo de osseointegração, falando primeiro sobre os materiais que intervêm na fabricação do implante, para posteriormente explicar os fatores relacionados à sua forma. Dentro da forma será explicado o papel que a superfície do implante desempenha, aludindo à importância da rugosidade. Também são nomeadas várias técnicas usadas para modificar a rugosidade de uma superfície de um implante. A seguir, serão discutidos os fatores químicos, dando relevância à importância de se obter uma superfície hidrofílica para se obter uma osseointegração rápida e posteriormente vários procedimentos serão citados para modificar a superfície a fim de torná-la hidrofílica. Finalmente, são discutidas as possibilidades que as modificações biológicas de um implante podem ter ao promover a osseointegração, com tratamentos como a aplicação de plasma rico em plaquetas, fibrina rica em plaquetas ou matriz extracelular.
Conclusões: São necessários mais estudos que permitam conhecer com maior precisão as interações que os diferentes fatores podem ter entre si, de forma a termos implantes que possam ter as características mais personalizadas para cada paciente, tendo em conta as suas condições pessoais.