Facetas parciais em cerâmica
Resumo
Nos últimos anos, as exigências de tratamento estético e conservador são muito solicitadas, e uma nova técnica chamada "facetas parciais em cerâmica" (FPC) tem sido referida na literatura. As FPC são sugeridas como uma técnica inovadora ultraconservadora, recobrindo apenas uma parte da superfície do dente sem qualquer preparação ou com preparação mínima, garantindo uma boa estética. Podem ser confecionadas com menos de 0,3 mm de espessura e através de uma técnica de cimentação adesiva são coladas à estrutura do dente.
Os objetivos desta revisão integrativa da literatura são: descrever as indicações e contraindicações, vantagens e desvantagens no uso das FPC.
Uma pesquisa bibliográfica foi realizada usando a base de dados eletrônica PubMed com as seguintes combinações de palavras-chaves: ((porcelain veneers) AND (diastema)), ((fragments) AND (diastema)), ((veneers) AND (space)), ((partial) AND (veneers)) NOT (implant). Foram também realizadas pesquisas manuais e uma pesquisa por autor. Um total de 11 artigos foram selecionados.
Nos 11 artigos selecionados incluem-se 7 case reports, 3 estudos in vitro e 1 estudo em modelos 3D. As FPC foram utilizadas para melhorar diastemas, fraturas esmalte-dentina e inestética do esmalte.
As FPC são indicadas para pequenas correções estéticas e têm como principal vantagem a preservação máxima do esmalte e a utilização da técnica adesiva. Apresentam desvantagens relacionadas com limitações mecânicas, não sendo indicada a sua utilização em contacto oclusal direto ou quando existem hábitos parafuncionais.
As FPC são uma boa alternativa estética, no entanto, têm limitações, exigindo mais estudos bem como uma avaliação caso a caso com follow-up.