Prevalência de Bruxismo Infantil na zona Norte de Portugal
Abstract
Introdução: O bruxismo é um comportamento, caraterizado pela atividade repetitiva dos músculos da mastigação, que consiste no ato de apertar ou ranger os dentes de forma involuntária.
O relato dos pais é o método mais utilizado para o estudo de bruxismo nas crianças.
Objetivos: Avaliar a prevalência de bruxismo infantil e testar as hipóteses levantadas no estudo.
Materiais e Métodos: A amostra foi constituída por 100 inquiridos, com idades compreendidas entre os 19 e os 57 anos, entre março e abril de 2021. Os dados recolhidos foram analisados através do programa SPSS Statistics versão 27.
Resultados/Discussão: As mães (63.0%) foram as principais contribuintes neste estudo. A idade média dos cuidadores é de 39 anos. A idade média das crianças é aproximadamente de 8 anos. Alguns cuidadores acreditam que a principal causa é o fator emocional (63.0%), seguindo-se as questões neurológicas (30.0%), problemas dentários (23.0%). A influência mística (4.0%) e outros (5.0%) foram as causas menos frequentes. Existe uma associação entre o facto de os pais terem bruxismo e as crianças também. O tipo de sono está relacionado de modo significativo com o hábito. A maioria dos participantes (67.0%), acredita que o bruxismo afeta a saúde.
Conclusão: Com base no relato dos cuidadores, 39.44% das crianças apresentam bruxismo.