As vias de administração do Midazolam na sedação consciente em odontopediatria : Uma revisão sistemática
Resumo
Introdução: A ansiedade é um problema frequentemente encontrado pelo dentista, que pode levar a evitar os cuidados e a uma deterioração do estado oral. Assegurar um tratamento dentário sem dor é crucial para reduzir o medo, a ansiedade, e melhorar a aceitação de futuros procedimentos. O objetivo da pré-médicação é acalmar sem dificultar a vigilância da criança. O midazolam é a benzodiazepina mais utilizada na sedação consciente, na ansiólise e na amnésia anterógrada.
Objetivos : Analisar a melhor via de administração do midazolam na sedação consciente em odontopediatria.
Material e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed e Cochrane Library. Os estudos incluídos na presente revisão sistemática integrativa, foram selecionados seguindo a estratégia PICOS. Foram encontrados 557 artigos, datados de 2011 até 2020. Após uma análise faseada foram selecionados 14 artigos para esta revisão.
Resultados/Discussão: Todos os artigos concluem que o midazolam diminui significativamente o nível de ansiedade nas crianças, e a frequência dos comportamentos de risco. As vias oral e intranasal são igualmente eficazes, e a via sub-lingual tem um alto grau de aceitação pelas crianças. A via intranasal apresenta um início de sedação mais rápido, uma sedação mais profunda com um tempo de recuperação mais rápido.
Conclusões: As vias oral e intranasal mostram resultados equivalentes. A via intranasal deve ser favorecida porque tem um início de acção mais rápido, cria uma sedação mais profunda, com um tempo de recuperação pós-operatória mais curto. Mas são necessárias mais investigações sobre casos com patologias associadas.