Telemedicina dentária durante a pandemia de COVID-19 Uma revisão integrativa
Resumo
Introdução
Durante à pandemia do COVID-19 e devido a o alto risco de contaminação, o atendimento na medicina dentária foi suspenso, sendo realizados apenas procedimentos de urgência. A Telemedicina dentária é um dos avanços tecnológicos na medicina dentaria para prestar cuidados de saúde bucal à distância que criou novas oportunidades para fornecer atendimento para aquela população que tem acesso limitado, melhorar a qualidade do atendimento na medicina dentária aumentando a capacidade de prestação de cuidados de saúde bucal. A TMD tem sido usada como uma solução para superar o bloqueio e o distanciamento social durante a pandemia de COVID-19.
Objetivos
Explorar a utilização do TMD durante o tempo da pandemia de Covid-19 e confinamento. Discutir as implicações da continuação do uso da TMD na medicina dentária.
Materiais e métodos
A revisão integrativa foi realizada na base de dados PubMed, usando os seguintes termos ‘teledentistry’, ‘telemedicine in dentistry’, ‘dental mobile application’, ‘e-oral health’, ‘covid-19’, ‘tele odontologia’ e ‘tele saúde e odontologia’ a pesquisa resultou em 211 artigos, dos quais 41 foram incluídos nesta revisão.
Resultados
Os resultados revelaram grande variedade na utilização da TMD em diferentes especialidades, a medicina dentaria geral foi a área de intervenção mais citada nos estudos selecionados (N = 25). Muitos estudos incluíram mais de um tipo da TMD, a pesquisa mostrou que o telediagnóstico é o tipo mais comum (N = 27), seguido pelo uso da teletriagem (N = 18).
Conclusão
Nesta revisão reconhecemos vários tipos e usos da TMD durante a pandemia de covid-19 em diferentes aspectos dos serviços de saúde, pode oferecer uma solução inovadora para retomar a prática da medicina dentária tanto a prática clínica como educacional durante a pandemia atual.